12 março 2010

O BLOG ESTÁ FECHADO TEMPORARIAMENTE
[1] 


Ontem eu fui informado por uma leitora acerca da existência de um blog em inglês idêntico ao amordepapelão. O blog reúne imagens e frases em inglês no mesmo formato que o meu e que, portanto, isso indicaria plágio da minha parte. Eu agradeci a leitora pela informação e expliquei que eu desconhecia completamente a existência desse blog. Quando comecei a escrever frases no papelão eu fiz por inspiração em dezenas de imagens de recadinhos em inglês escritos em papelão. Essas imagens não continham créditos ou links de autoria para qualquer outro site [informo isso na história do blog]. Tudo que eu fiz na ocasião foi usar o background da imagem e escrever frases em português.  No início eu cheguei a adaptar uma ou outra frase que estava em inglês para o português por ver semelhanças com a minha história. 

O fato é que eu não sou uma pessoa desonesta e não gostaria em hipótese alguma de deixar qualquer impressão negativa ou que induza a essa conclusão por parte de ninguém.

Hoje mesmo eu escrevi um email para o dono do site em inglês explicando o ocorrido e pedindo que ele me autorize a utilizar as imagens de fundo para eu continuar escrevendo as minhas frases em português. Perguntei também se eu lhe devia alguma compensação financeira. Caso ele não autorize, eu tirarei o amordepapelao totalmente do ar. Vou aguardar a resposta dele e então saberei o que fazer.

No momento, peço desculpas, mas deixarei o blog sem movimento até que tenha mais notícias. Estou bastante, bastante, bastante constrangido, embora com a consciência totalmente limpa.

[2]

O proprietário do outro blog não autorizou o uso dos templates e ficou muito chateado. Não me resta nada mais a fazer a não ser respeitar o desejo dele e parar o blog por enquanto.


Contudo eu sei que o importante é escrever, em qualquer formato, em qualquer lugar, escreve-se em papelão, em jornal, em post it, no envelope, em papel de carta, no post, no caderno, no moleskine, sem que ninguém seja dono do formato, porque não é. Não querendo polemizar sobre direitos autorais, eu acredito que a força e o encanto que o Amor de Papelão tem não está no formato, mas nas frases e nos sentimentos que elas despertam nas pessoas que me lêem. São sentimentos meus, vividos por mim e compartilhados aqui, no formato que escolhi por achar adequado. Minhas frases, meus sentimentos, minha forma de escrever e minha vontade de compartilhar com o mundo permanecem. Porque o que importa não é o formato, é o amor, e esse eu tenho de sobra.


Talvez, quem sabe, em breve surja uma nova ideia de formato. Enquanto isso não acontece, eu vou esperar até essa tristeza horrível passar.

Me desculpem!

Eu daria minha vida para recuperar o que perdi...